Américo Coelho
Caras e caros fregueses da Freguesia de Ortigosa,
Muitos de vós conhecem-me, mas quero que todos me conheçam, principalmente os mais novos pelos quais me candidato. Sou o Américo Coelho, tenho 66 anos, sou casado e pai de um filho. Sou empresário e ex-Presidente da Junta de Freguesia de Ortigosa. Resido há 42 anos na Ortigosa, onde construí a minha vida familiar e cívica. Aqui vivem muitos dos meus familiares e é aqui que me sinto em casa.
É, por isso, com um enorme sentido de responsabilidade que me apresento como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Ortigosa, na qualidade de independente, com o apoio do Partido Socialista, por duas razões: o Movimento quer honrar compromissos, e a Freguesia de Ortigosa precisa de obra e de investimentos.É por isso que aceitei este apoio.
Durante a minha anterior passagem pela Junta, percebi claramente o que significa a Junta e a Câmara não serem do mesmo partido: perde-se tempo, perdem-se oportunidades e quem perde, no fundo, é a população.
Hoje, com a Freguesia de Ortigosa novamente independente, temos a responsabilidade de fazer melhor. E isso exige articulação, estabilidade e compromisso com quem lidera a Câmara. Só assim garantimos a força necessária para concretizar o futuro que todos merecemos.
Faço-o movido por um sentimento que sempre me acompanhou: a paixão pela Freguesia de Ortigosa. Uma paixão feita de raízes familiares, de memória, de compromisso com a nossa terra, mas, acima de tudo, de esperança no futuro. A freguesia não pode perder mais tempo.
Fui presidente da Junta de Freguesia entre 1998 e 2005 e, antes disso, integrei a Assembleia de Freguesia. Fui também eleito vereador da Câmara Municipal de Leiria, em 2005, presidente do Grupo Desportivo de Santo Amaro e da Samvipaz. Mais recentemente, tive a honra de ser o porta-voz do Movimento para a Criação da Freguesia de Ortigosa, que, através da publicação da Lei 25-A/2025, conseguiu a restauração da Freguesia de Ortigosa.
Esta candidatura marca o início de um novo ciclo, na sequência da desagregação da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. É uma oportunidade única para restaurarmos a proximidade, reforçarmos a identidade e construirmos um projeto à medida da nossa freguesia.
O nosso programa começa pela educação, com a criação de uma escola de excelência, em articulação com os pais e as instituições. Queremos dar mais voz à juventude e aos novos habitantes, garantir cuidados de saúde, promover a segurança rodoviária com o projeto “Freguesia Amiga dos Peões”, reflorestar a Charneca do Nicho, valorizar o espaço público com investimentos já identificados e modernizar os serviços da Junta com soluções digitais e mais transparência. Porque uma freguesia mais moderna e mais justa começa com serviços mais acessíveis e próximos das pessoas.
Propomos um projeto assente em valores claros: proximidade, responsabilidade, participação e futuro.
A Ortigosa volta a ser freguesia. E temos agora a responsabilidade e o privilégio de construir esta nova etapa com coragem, com visão e com paixão.
Conto convosco. Podem contar comigo.
Juntos por uma Freguesia com Futuro.