REDUÇÃO DA DÍVIDA MUNICIPAL
No dia 6 de maio de 2025, Leiria atingiu um marco histórico: desde 2009, o Município reduziu a dívida de 108 milhões para apenas 7,9 milhões de euros. Uma diminuição superior a 90%, alcançada com contas certas, sem travar o investimento público nem o desenvolvimento do concelho.
Para Gonçalo Lopes, esta conquista simboliza uma gestão responsável e com visão.
“Honrámos compromissos, fizemos grandes transformações e não cortámos no investimento”, afirmou.
Um dos exemplos dessa mudança é o Estádio Municipal, que deixou de ser um peso para se tornar um ativo estratégico. Acolheu cinco edições da Final Four da Taça da Liga, jogos da Seleção, a Taça da Europa de Lançamentos e grandes concertos como Andrea Bocelli ou o Rockin’1000. Ao mesmo tempo, Leiria continuou a investir nas áreas essenciais: saúde, educação, segurança, cultura e coesão social, apresentando um prazo de pagamento a fornecedores de apenas 4 dias.
TOLERÂNCIA ZERO AO CRIME.
A segurança pública é uma prioridade da candidatura de Gonçalo Lopes.
No último mandato, foram implementadas medidas estratégicas para garantir a tranquilidade da população, como o alargamento da videovigilância para 61 câmaras, número que vai ser alargado para 109, e o início da criação da Polícia Municipal de Leiria.
Foi reforçado o apoio à PSP e GNR, incluindo a entrega de novas viaturas e duas motos à PSP, que permitiram criar uma das primeiras equipas EPRI fora das áreas metropolitanas. Nas escolas, foi lançado um plano de reforço da segurança, com controlo de acessos, sistemas de alerta e ações de prevenção.
A Polícia Municipal, atualmente em processo de autorização, terá meios próprios e atuação de proximidade, articulada com as forças de segurança. Esta estratégia será intensificada no próximo mandato, com foco nas zonas mais sensíveis da cidade e do concelho.
MAIS MOBILIDADE
Leiria está a transformar a mobilidade urbana com um investimento superior a 5 milhões de euros em transportes públicos, estacionamento e mobilidade suave. Em destaque, o novo Terminal Intermodal de Leiria, junto ao Estádio, substitui a antiga rodoviária e integra autocarros, Mobilis, táxis e Biclis.
Em paralelo, a autarquia está a criar novos parques periféricos gratuitos – Rotunda D. Dinis, Av. Papa rancisco e centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques - com mais de 690 lugares, reforçando uma rede que ultrapassa os 4.100 lugares gratuitos no concelho.
A localização do terminal foi definida com base em estudos técnicos e já está articulada com a futura Estação da Alta Velocidade na Barosa.
Leiria dá assim passos firmes rumo a uma cidade mais acessível, fluida e amiga do ambiente.
Ver lista de principais obras do mandato, na área da mobilidade.
MAIS SAÚDE
O Município de Leiria está a fazer o maior investimento de sempre na área da saúde, com novas unidades, mais apoio social e respostas inovadoras. Em destaque, o projeto Bata Branca, criado pela Câmara com a ULS e a Santa Casa, que já assegurou mais de 45 mil consultas em freguesias sem médico de família, garantindo cuidados a quem mais precisa.
Estão em construção três novas Unidades de Saúde — nos Pousos, Barreira e Santa Eufémia — e já abriram outras em Amor, Bidoeira de Cima e Parceiros e Azoia, num investimento total de mais de 10 milhões de euros.
O Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques será também modernizado, com novo estacionamento.
O executivo reforçou ainda a segurança nos centros de saúde, entregou viaturas ao ACES, apoiou com mais de 146 mil euros a compra de medicamentos e criou o programa Táxi 65+ para transporte gratuito de utentes. Gonçalo Lopes afirma: “Investir na saúde é cuidar de quem vive em Leiria.”
MAIS ECONOMIA
Leiria captou mais de 500 milhões de euros em investimento privado nos últimos quatro anos, reforçando a sua atratividade e dinamismo económico.
Destacam-se seis grandes projetos em curso na área da saúde, 10 investimentos no setor alimentar e da distribuição, 22 no comércio e serviços, 7 na hotelaria e 16 na indústria.
Esta estratégia tem gerado emprego, novas centralidades e desenvolvimento em todas as freguesias. Para apoiar este crescimento, o Município tem apostado na criação de parques industriais, como o de Monte Redondo, promovendo uma rede empresarial moderna e bem distribuída no território.
Com uma visão de desenvolvimento equilibrado, Leiria afirma-se como um concelho com mais oportunidades, mais investimento e melhor qualidade de vida. “Criar condições para atrair empresas é garantir o futuro de Leiria”, sublinha Gonçalo Lopes.
Ver lista das principais obras do mandato, na área da economia.
MAIS EDUCAÇÃO
Leiria está a realizar o maior investimento de sempre na educação, com 37 milhões de euros aplicados este mandato em novas escolas e requalificações profundas.
O novo Centro Escolar José Mattoso, nos Marrazes, já é um exemplo de modernidade e conforto para 600 crianças.
Estão em curso as obras de requalificação da EB D. Dinis e da ES Afonso Lopes Vieira, que acolhem cerca de 1.900 alunos, num investimento conjunto de 16,6 milhões de euros.
Foi também adjudicada a construção do Centro Escolar de São Romão, por 3,7 milhões.
A par destes projetos, o Município requalificou 26 escolas do pré-escolar e 1.º ciclo em 13 freguesias, com mais de 1,1 milhões de euros investidos, garantindo condições dignas em todo o concelho. Com um orçamento anual de 13 milhões de euros na área da educação, Leiria afirma-se como um território que aposta no futuro das crianças e na igualdade de oportunidades para todos.
Ver lista das principais obras do mandato na área da educação.