REDUÇÃO DA DÍVIDA MUNICIPAL 

No dia 6 de maio de 2025, Leiria atingiu um marco histórico: desde 2009, o Município reduziu a dívida de 108 milhões para apenas 7,9 milhões de euros. Uma diminuição superior a 90%, alcançada com contas certas, sem travar o investimento público nem o desenvolvimento do concelho.

Para Gonçalo Lopes, esta conquista simboliza uma gestão responsável e com visão.

 “Honrámos compromissos, fizemos grandes transformações e não cortámos no investimento”, afirmou.

Um dos exemplos dessa mudança é o Estádio Municipal, que deixou de ser um peso para se tornar um ativo estratégico. Acolheu cinco edições da Final Four da Taça da Liga, jogos da Seleção, a Taça da Europa de Lançamentos e grandes concertos como Andrea Bocelli ou o Rockin’1000. Ao mesmo tempo, Leiria continuou a investir nas áreas essenciais: saúde, educação, segurança, cultura e coesão social, apresentando um prazo de pagamento a fornecedores de apenas 4 dias.

TOLERÂNCIA ZERO AO CRIME.

A segurança pública é uma prioridade da candidatura de Gonçalo Lopes.

No último mandato, foram implementadas medidas estratégicas para garantir a tranquilidade da população, como o alargamento da videovigilância para 61 câmaras, número que vai ser alargado para 109, e o início da criação da Polícia Municipal de Leiria.

Foi reforçado o apoio à PSP e GNR, incluindo a entrega de novas viaturas e duas motos à PSP, que permitiram criar uma das primeiras equipas EPRI fora das áreas metropolitanas. Nas escolas, foi lançado um plano de reforço da segurança, com controlo de acessos, sistemas de alerta e ações de prevenção.

A Polícia Municipal, atualmente em processo de autorização, terá meios próprios e atuação de proximidade, articulada com as forças de segurança. Esta estratégia será intensificada no próximo mandato, com foco nas zonas mais sensíveis da cidade e do concelho.

MAIS MOBILIDADE

Leiria está a transformar a mobilidade urbana com um investimento superior a 5 milhões de euros em transportes públicos, estacionamento e mobilidade suave. Em destaque, o novo Terminal Intermodal de Leiria, junto ao Estádio, substitui a antiga rodoviária e integra autocarros, Mobilis, táxis e Biclis.

Em paralelo, a autarquia está a criar novos parques periféricos gratuitos – Rotunda D. Dinis, Av. Papa rancisco e centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques - com mais de 690 lugares, reforçando uma rede que ultrapassa os 4.100 lugares gratuitos no concelho.

A localização do terminal foi definida com base em estudos técnicos e já está articulada com a futura Estação da Alta Velocidade na Barosa.
Leiria dá assim passos firmes rumo a uma cidade mais acessível, fluida e amiga do ambiente.

Ver lista de principais obras do mandato, na área da mobilidade.

MAIS SAÚDE

O Município de Leiria está a fazer o maior investimento de sempre na área da saúde, com novas unidades, mais apoio social e respostas inovadoras. Em destaque, o projeto Bata Branca, criado pela Câmara com a ULS e a Santa Casa, que já assegurou mais de 45 mil consultas em freguesias sem médico de família, garantindo cuidados a quem mais precisa.

Estão em construção três novas Unidades de Saúde — nos Pousos, Barreira e Santa Eufémia — e já abriram outras em Amor, Bidoeira de Cima e Parceiros e Azoia, num investimento total de mais de 10 milhões de euros.

O Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques será também modernizado, com novo estacionamento.
O executivo reforçou ainda a segurança nos centros de saúde, entregou viaturas ao ACES, apoiou com mais de 146 mil euros a compra de medicamentos e criou o programa Táxi 65+ para transporte gratuito de utentes. Gonçalo Lopes afirma: “Investir na saúde é cuidar de quem vive em Leiria.”

Ver lista de principais obras do mandato, na área da saúde.

MAIS ECONOMIA

Leiria captou mais de 500 milhões de euros em investimento privado nos últimos quatro anos, reforçando a sua atratividade e dinamismo económico.

Destacam-se seis grandes projetos em curso na área da saúde, 10 investimentos no setor alimentar e da distribuição, 22 no comércio e serviços, 7 na hotelaria e 16 na indústria.

Esta estratégia tem gerado emprego, novas centralidades e desenvolvimento em todas as freguesias. Para apoiar este crescimento, o Município tem apostado na criação de parques industriais, como o de Monte Redondo, promovendo uma rede empresarial moderna e bem distribuída no território.

Com uma visão de desenvolvimento equilibrado, Leiria afirma-se como um concelho com mais oportunidades, mais investimento e melhor qualidade de vida. “Criar condições para atrair empresas é garantir o futuro de Leiria”, sublinha Gonçalo Lopes.

Ver lista das principais obras do mandato, na área da economia.

MAIS EDUCAÇÃO

Leiria está a realizar o maior investimento de sempre na educação, com 37 milhões de euros aplicados este mandato em novas escolas e requalificações profundas.

O novo Centro Escolar José Mattoso, nos Marrazes, já é um exemplo de modernidade e conforto para 600 crianças.

Estão em curso as obras de requalificação da EB D. Dinis e da ES Afonso Lopes Vieira, que acolhem cerca de 1.900 alunos, num investimento conjunto de 16,6 milhões de euros.

Foi também adjudicada a construção do Centro Escolar de São Romão, por 3,7 milhões.

A par destes projetos, o Município requalificou 26 escolas do pré-escolar e 1.º ciclo em 13 freguesias, com mais de 1,1 milhões de euros investidos, garantindo condições dignas em todo o concelho. Com um orçamento anual de 13 milhões de euros na área da educação, Leiria afirma-se como um território que aposta no futuro das crianças e na igualdade de oportunidades para todos.

Ver lista das principais obras do mandato na área da educação.