Adélio Amaro
Adélio Amaro, 51 anos, natural e residente em Leiria, Doutorando em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional, é presidente do Centro do Património da Estremadura, desde 2018, consultor para a Cultura Popular do Município de Leiria, diretor de um jornal na Suíça, coordenador editorial de uma editora em Paris e presidente da Biblioruralis – Associação Cultural.
Foi jornalista profissional, diretor e fundador de vários jornais na região de Leiria. Colabora na imprensa de Portugal, Suíça, França, Brasil, Canadá e EUA. Foi fundador e sócio-gerente da editora Folheto Edições (2003-2015), presidente, por duas vezes, da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e membro da direção de várias associações, entre elas a Adesba.
Tem participado em congressos na Europa, Ásia e América. Autor de centenas de intervenções, palestras, prefácios e apresentações de livros, assim como a curadoria de dezenas de eventos culturais, palestras e congressos. Diversas vezes distinguido. Recebeu duas comendas no Brasil e a Medalha da Cidade de Leiria (2014), entre outras. Impulsionador de várias antologias de Poesia em 24 países. Membro de Associações e Academias em Portugal, França, Brasil, Suíça e Canadá, tendo sido empossado (2019) no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil). Referido em vários manuais. É autor, coautor e coordenador de 70 livros, na sua maioria sobre etnografia e história da região de Leiria.