2025-07-14
Gonçalo Lopes reafirma compromisso absoluto com o concelho
“Tenho os dois pés bem assentes em Leiria”
Na apresentação da sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes lançou críticas diretas aos seus adversários do PSD e Chega, destacando a diferença entre quem vive plenamente o concelho e quem o usa como plataforma política. "Ao contrário desses dois candidatos à Câmara, que são atualmente deputados na Assembleia da República, e que têm um pé aqui e outro em Lisboa, eu tenho os dois pés bem assentes em Leiria", afirmou, perante uma plateia de cerca de 600 apoiantes, ontem, dia 11 de julho, no Mercado de Santana, em Leiria.
Neste evento Acácio de Sousa foi anunciado como cabeça de lista candidato pelo PS à Assembleia Municipal de Leiria, tendo sido também apresentados os candidatos às 20 freguesias do concelho e a equipa que acompanha Gonçalo Lopes, na candidatura à Câmara Municipal de Leiria, nas próximas eleições autárquicas de dia 12 de outubro.
Na sua intervenção Gonçalo Lopes sublinhou que a diferença face aos adversários tem estado na dedicação e no conhecimento do território: “Temos os melhores candidatos às freguesias, a melhor equipa para a Câmara e para a Assembleia Municipal. Foi isso que fez a diferença ao longo dos últimos anos: ter os melhores”. Reafirmou ainda a sua escolha por Leiria em detrimento de uma carreira política nacional: “Também podia ter sido deputado, mas optei 100% por Leiria. Os meus adversários não. Quiseram garantir a sua carreira política a todo o custo. Mas eu sou diferente. Fiz diferente. Estou aqui, totalmente dedicado a Leiria. Os leirienses conhecem-me”, recordou, assegurando ainda que a sua Paixão por Leiria, “continua mais forte do que nunca!".
Em jeito de balanço, Gonçalo Lopes sublinhou o impacto do seu mandato, com destaque para os mais de 560 milhões de euros de investimento privado atraídos para o concelho, a concretização de 77 milhões de euros de obras nas freguesias, além da transferência anual de 10 milhões de euros em apoios diretos para as Juntas de Freguesia e 22 milhões em investimento na rede de saneamento.
Na área da saúde, o autarca e recandidato pelo PS à CML destacou ainda o projeto Bata Branca, que já garantiu mais de 45 mil consultas a utentes sem médico de família.
No capítulo do ambiente, destacou a captação de investimento privado de 50 milhões de euros para construir unidades de produção de biometano em Amor e no Coimbrão, para tratar anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos agropecuários, para resolução do problema da poluição da bacia do Lis.
Na área da segurança, Gonçalo Lopes apontou o reforço do sistema de videovigilância, que passou de 60 para 109 câmaras, alargando a cobertura a zonas mais sensíveis do concelho. Sublinhou também o apoio dado às forças de segurança com a entrega de novos equipamentos e viaturas à PSP, e recordou que está em curso o processo de criação da Polícia Municipal de Leiria, que atuará de forma preventiva e articulada com a PSP e a GNR.
No setor da educação, assinalou o maior investimento de sempre na rede escolar, num total de 37 milhões de euros, e o funcionamento de uma rede pública com 141 estabelecimentos escolares ao serviço de 15 mil alunos.
O novo Terminal Intermodal de Leiria, que custou 2,3 milhões de euros, foi apontado na intervenção de Gonçalo Lopes como "uma mudança estrutural e um passo decisivo na preparação para a chegada da linha de alta velocidade, que colocará Leiria a 36 minutos de Lisboa e a 50 minutos do Porto”.
Gonçalo Lopes Terminou a sua intervenção com um apelo à mobilização, lembrando que “ou confiam em quem tem experiência, obra feita e ama verdadeiramente Leiria, ou entregam o futuro do concelho à incerteza de quem apenas ama a sua carreira política pessoal.”.
 
José Luís Carneiro: “A capacidade de entrega e o sentido de serviço público fazem de Gonçalo Lopes um dos melhores autarcas do País”
José Luís Carneiro, Secretário-Geral do Partido Socialista, elogiou a dedicação e o sentido de missão de Gonçalo Lopes, sublinhando que esses atributos fazem dele “um dos melhores autarcas do País”. Numa intervenção marcada pela valorização do trabalho autárquico, destacou a importância de lideranças com entrega total ao serviço público, como a de Gonçalo Lopes, capaz de unir visão estratégica com proximidade às pessoas.
Enalteceu ainda a qualidade da equipa apresentada pelo PS e reforçou que as autarquias são o nível de governação onde as políticas públicas mais diretamente impactam a vida das comunidades. “É muito importante saber que temos candidatos como Gonçalo Lopes, que conhece as pessoas pelo nome, mas também tem capacidade para captar investimento, qualificar o território e cooperar com as instituições”, afirmou. Defendeu o investimento em educação, saúde de proximidade e respostas sociais robustas, acrescentando: “Saio daqui com mais esperança no futuro do que quando aqui cheguei, por ver a força e a serenidade de uma liderança que induz confiança”.
 
Assembleia Municipal como pilar da estabilidade
Acácio de Sousa, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Leiria, afirmou-se honrado pela confiança que lhe foi atribuída pelos órgãos concelhios e pelos militantes do Partido Socialista. Reafirmou o seu compromisso com uma atuação marcada pela responsabilidade, rigor e sentido de missão, destacando a importância da Assembleia Municipal como um espaço de debate, fiscalização e aprovação das políticas públicas. “A Assembleia Municipal é essencial para garantir condições de execução das políticas públicas municipais. A vitória na Câmara deve ser acompanhada da vitória na Assembleia”, sublinhou.
O candidato reconheceu o legado de qualidade deixado pelos seus antecessores no cargo, entre os quais António Sales, António Sequeira e Carlos André, salientando que a exigência da função será elevada. Encarou, por isso, esta designação como um voto de confiança, mas também como um desafio que assume com humildade, convicção e um firme compromisso com a estabilidade democrática. Reforçou que a sintonia entre a Câmara e a Assembleia é fundamental para assegurar a concretização dos projetos e do desenvolvimento de Leiria.
 
O apelo à consciência democrática
António Sequeira, mandatário da candidatura de Gonçalo Lopes, alertou para o atual contexto político nacional e internacional, marcado pelo crescimento da extrema-direita e pela influência da desinformação nas redes sociais. “Uma boa parte das eleições já não representa o povo, mas públicos, seguidores. Ganhará quem dominar os media”, afirmou, defendendo a importância do debate sério e informado. Alertou ainda para o risco de deixar que a malícia e a ausência de escrúpulos tomem conta do espaço público e das campanhas eleitorais.
Considerando os desafios que se colocam à democracia, António Sequeira apelou a uma mobilização consciente e esclarecida dos cidadãos, para garantir que Leiria continue a ser governada com responsabilidade e visão. “Leiria tem sido exemplo na qualidade das pessoas que propõe para governar. Leiria não vai arriscar trocar o certo pelo incerto”, referiu, frisando que só uma vitória clara e confortável poderá assegurar a continuidade de um projeto sólido, com provas dadas e orientado para o bem comum.
 
Uma liderança próxima e transformadora
Anabela Graça, presidente da Comissão Concelhia do PS de Leiria, destacou o momento político como uma afirmação coletiva de confiança na liderança de Gonçalo Lopes. Sublinhou a transformação positiva do concelho ao longo dos últimos anos e a capacidade do atual presidente da Câmara de liderar com proximidade, competência e paixão. “Leiria mudou para melhor. Temos um concelho mais preparado para os desafios tecnológicos, económicos, sociais e ambientais. Tudo isto tem um nome: Gonçalo Lopes”, afirmou.
Reconhecendo que nada está garantido à partida, apelou ao envolvimento ativo de todos os apoiantes na campanha, reforçando a importância do contacto direto com a população. “Cada gesto, cada conversa, conta”, defendeu, referindo que a candidatura liderada por Gonçalo Lopes representa um projeto de futuro que tem de continuar a ser construído com todos. Encorajou os presentes a serem “embaixadores” desta mensagem de confiança, proximidade e progresso.
 
Lista candidata à Câmara Municipal de Leiria
1 – Gonçalo Lopes
2 – Anabela Graça
3 – Ricardo Santos
4 – Carlos Palheira
5 – Ana Valentim
6 – José Cunha
7 – Luís Lopes
8 – Céline Gaspar
9 – Adélio Amaro
10 – Cristiana Pinto
11 – Vítor Marques
Lista de candidatos às Juntas de Freguesia de Leiria
Amor – Adriano Neto
Arrabal – Jorge Bernardino
Bajouca – David Cabecinhas
Bidoeira de Cima – Paulo Carreira
Caranguejeira – Jorge Pereira Dias
Carreira – Mário Carvalho
Coimbrão – Tiago Santos
Colmeias e Memória – Patrícia Marcelino
Leiria, Pousos, Barreira e Cortes – Manuel Faria
Maceira – Vítor Santos
Marrazes e Barosa – Paulo Clemente
Milagres – Vânia Sousa
Monte Real e Carvide – Rui Pereira
Monte Redondo – Ana Carla Gomes
Ortigosa – Américo Coelho
Parceiros e Azoia – Pedro Silva
Regueira de Pontes – Vítor Matos
Santa Catarina da Serra e Chaínça – João Rito
Santa Eufémia e Boa Vista – Paulo Felício
Souto da Carpalhosa – Sandro Ferreira